Câmara Municipal se engaja na campanha Outubro Rosa




Começou o mês de Outubro e, com ele, as diversas ações pela conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama – é a campanha ´Outubro Rosa´. A Câmara Municipal de Delfim Moreira também está engajada na causa e entende que é preciso falar sobre isso. 

Em termos globais, excluindo-se os cânceres de pele não melanoma, o câncer de mama constitui-se no mais frequente e comum tumor maligno entre as mulheres no mundo e no Brasil. Estimam-se, para cada ano do biênio 2018-2019, cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama em nosso país (Dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA). A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.

Há vários tipos; alguns evoluem de forma rápida, outros, não, mas a maioria dos casos tem bom prognóstico. A doença pode ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Para maiores informações sobre a doença, sintomas, prevenção, fatores de risco e estatísticas nacionais e mundiais, acesse http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp e/ou clique aqui para ter acesso à cartilha preparada pelo INCA sobre o tema.

 

Participe você também da luta contra o Câncer de Mama. Prevenção é saúde!

 

Referências

INCA, 2018. Estimativa 2018 - Incidência do Câncer no Brasil. 

 Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados-comentarios.asp

 

INCA, 2018. Tipos de Câncer - Câncer de mama.  

 Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018. Outubro Rosa | Diagnóstico precoce melhora a resposta ao tratamento. 

 Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/dmz8ko



 
 
 
 
Câmara Municipal de Delfim Moreira-MG

Travessa Capitão Ramos, 51 - Centro - Delfim Moreira-MG - CEP: 37514-000
(35)3624-1400
camara@camaradelfimmoreira.mg.gov.br

Versão 3.0